segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Quinto dia no caminho - Carlos
A noite passada no albergue teve seu ponto alto na ceia comunitária preparada com carinho pela Orietta. Uma das velhas tradições do Caminho, desde os tempos medievais, reune os peregrinos para uma ceia onde os hospitaleiros convidam a todos os presentes para dizerem suas nacionalidades e o que os moveu para a peregrinaçao.
Em torno da mesa reunidos 10 pessoas de cinco países, Espanha, Brasil, Alemanha, Itália e Portugal. Sobre a mesa arroz e feijão bem brasileiros e vinho francês.
Impressionante esse ritual já quase esquecido no caminho e nas famílias. Em pouco tempo as conversas fluem animadas e logo a diferença de idiomas não se constitue mais obstáculo para o entendimento.
Pena que esse hábito tão saudável esteja sendo esquecido. No Caminho passamos por muitos albergues sem saber nada dos outros peregrinos. Em muitas famílias pais e filhos não têm mais esse momento especial em que tantas arestas poderiam ser aparadas. O que vemos hoje são pais e filhos que mal trocam meia dúziade palavras durante todo um dia de convívio.
Ruim para o caminho, pior ainda para as famílias.
Carlos Beppler
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que prática linda esta que os proprietários oferecem para que os viajantes se conheçam.
ResponderExcluirEstou adorando os relatos o de hoje foi interessantíssimo.
Abraços meninos
Valéria