segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Quinto dia no caminho - Fernando


5º Dia
Villaria de Rioja a Tardajos
70,0 km

Surpreendente a acolhida que tivemos no albergue de Villaria de Rioja, administrado pelo casal Acácio
e Orietta. O local possue uma vibração incomum, e os anfitriões são pessoas muito especiais, que nos
trataram como pessoas especiais, levando a termo a função de hospitaleiro. Trabalho duro de muita
dedicação; função para poucos.
Segundo este hospitaleiro, 80% das pessoas que percorrem o caminho buscam resolver insatisfações
pessoais, motivadas pela complexidade da vida atual e que decorre da valorização da matéria ante o
espírito. Ou seja, do afastamento do Divino. A peregrinação é um instrumento que permite este
reencontro. Sem saber, ele falou o que eu precisava ouvir.
A medida que avançamos o número de peregrinos pelo caminho diminue. A experiência de estar de bicicleta
é muito interessante, pois como temos mais velocidade, sempre encontramos pessoas diferentes,
de várias nacionalidades e também alguns brasileiros. Muitos se assustam com nossa passagem, dado o
estado de transe em que se encontram.
As aldeias também vão ficando mais pobres. Com poucos jovens e economia baseada na agricultura, algumas
parecem correr o risco de desaparecer.
Em Burgos, um susto ao atravessar uma rua na faixa de segurança, onde um monociclo não respeitou a
minha preferência e por pouco não me derruba, batendo levemente na roda dianteira da minha bicicleta.
Apesar da rigorosidade dos trechos percorridos, estou bem fisicamente. Não sinto cansaço e tenho
muita disposição. Agora internamente...ah, isto é outra conversa. Se descobrir eu conto.
Prometo!

Um comentário:

  1. Vou torcer para que você descubra meu amigo.
    Se não for desta vez quem sabe na próxima???
    O Caminho de Santiago é assim, você tem terminou de percorre-lo, e já pensa em quando voltar novamente, foi assim comigo.
    beijão

    Buem Camino
    Malu

    ResponderExcluir