quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Primeiro dia no Caminho de Santiago - Fernando

St Jean Piet de Port a Uharte


70,0 km



St Jean Pied de Port (França) é uma cidade encantadora. A parte antiga, cercada por muralhas, é uma volta a um passado muito distante. Para se ter uma idéia do quanto, se somarmos a idade do albergue que dormimos mais a idade do Carlos(meu parceiro) dá uns 600 anos.

Logo na saída a constatação: eu estou aqui! Um misto de alegria e satisfação tomou conta de mim. Tanto tempo sonhando com este momento, e ele chegou. Isto só foi possível pelo apoio que recebi das pessoas que trabalham comigo e, principalmente, da minha família.




A subida dos Pirineus, cadeia de montanha que separa a França da Espanha foi bastante tranqüila. A estrada é ótima e os motoristas respeitam os ciclistas. Apesar das ameaças, não choveu. No topo paramos para observar o vale e fotografar o monumento a Rodan.



Muitas são as cidades no roteiro. Pequenas e sem pessoas na rua, encantam pela beleza, simplicidade e paz. Me chamou a atenção o comércio, sempre de porta fechada.

Há muitos peregrinos pelo caminho, de todas as nacionalidades. Estatísticas apontam para 300 por dia. A energia é muito grande, e que se renova de forma extraordinária quando escuto o badalar dos sinos das igrejas, que são muitas.

Chegamos final da tarde a Uharte, cidade satélite de Pamplona(Espanha). Viemos devagar, dando importância aos detalhes. Apesar de estarmos em dois, este é um caminho individual, particular a cada pessoa. Ah, o Carlos vai falar sobre qualquer coisa que aconteceu comigo ao atravessar um rio. Não dêem atenção, são alucinações.

Como peregrino, ainda me sinto matéria, preso ao mundo físico por lembranças que tenho das atividades profanas. Ainda não perdi a noção do tempo. O corpo veio totalmente, o espírito ainda não. Creio que preciso de mais uns dias para me abastecer de luz. Que São Tiago nos abençoe!



3 comentários:

  1. Parceiro, posso imaginar a emoção que esta sentindo nessa viagem.Acredito ser uma experiencia unica e tenho a certeza que será muito prazeroso.Estamos daqui acompanhando e lhe esperando com historias do caminho.
    Haaaaa, afinal caiu ou não no riacho?????

    ResponderExcluir
  2. Maravilha de viagem! Estou acompanhando por aqui!
    Good trip! - www.velaemar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estaremos acompanhando essa caminhada abençoada. Muita paz e luz no caminho dos peregrinos.
    Que lá encontrem as respostas as suas inquietações e que as mesmas reflitam em suas atitudes futuras.

    ResponderExcluir